A Importância da Amizade na Fase Escolar

A fase escolar é um período de grande importância e transformação na vida de uma pessoa. Durante esse tempo, os estudantes enfrentam desafios acadêmicos, desenvolvem habilidades sociais e emocionais, e constroem a base para o seu futuro. Nesse contexto, a amizade desempenha um papel fundamental, trazendo inúmeros benefícios para o bem-estar e o desenvolvimento saudável das crianças e adolescentes.

Em primeiro lugar, a amizade na fase escolar proporciona um senso de pertencimento e apoio emocional, já que acreditamos que os amigos são fatores essenciais para o desenvolvimento da criança, tanto no aspecto intelectual, como no afetivo e no de proteção. E esta é uma das maiores ferramentas para a saúde emocional da criança e do adolescente, pois os auxilia com estabilidade, desenvolvimento de empatia, bem-estar, autoconfiança e também desenvolvendo neles, o desejo de estar na escola e consequentemente, ter um bom rendimento escolar, onde os estudantes se sentirão encorajados para se esforçar e buscar a excelência. Ou seja, encontrar e cultivar amizades sólidas, ajuda os estudantes a se sentirem aceitos e valorizados pelos outros, criando um ambiente de segurança e confiança. E por meio dessas relações, encontram apoio para lidar com os desafios emocionais que surgem na fase da adolescência, como o estresse, a pressão dos colegas e as dúvidas sobre si mesmos. Ter amigos na escola significa ter alguém com quem compartilhar alegrias, tristezas e preocupações, reduzindo o sentimento de solidão e isolamento.

Além disso, a amizade na fase escolar contribui também, para o desenvolvimento de habilidades sociais essenciais. Já que interagir com os colegas de classe proporciona oportunidades valiosas para aprender a se comunicar efetivamente, resolver conflitos, colaborar em projetos e trabalhar em equipe. Por meio dessas interações vivenciadas, os estudantes desenvolvem empatia, compreensão e respeito pelo próximo. Habilidades estas que são fundamentais para o convívio social saudável ao longo da vida. A amizade na fase escolar é uma espécie de laboratório social, onde os jovens aprendem a construir relacionamentos positivos e a lidar com as diferenças. Enfim, as amizades formadas na fase escolar podem perdurar ao longo da vida, já que temos relatos de laços de amizade que foram iniciados na escola e se mantiveram fortes após a conclusão dos estudos. Uma amizade que pode proporcionar um suporte emocional contínuo para o indivíduo.

Viviani Ribeiro
Andréa Vasconcelos