Notícia
A tecnologia pode comprometer a habilidade manuscrita?


A educadora Maria Helena de Moura Neves, professora de pós-graduação em letras da Unesp (Universidade Estadual Paulista) e da Universidade Presbiteriana Mackenzie, defende o ensino da letra cursiva. “Quando você se põe a escrever, você não se põe a escrever pensando nas letras, você se põe a escrever pensando no sentido que você vai dar. Seus elementos são símbolos, são coisas mais compactas, com valor em si, e não, fragmentos de sinais”, afirmou. Segundo ela, a criança deve ser apresentada à letra cursiva, independentemente de usá-la ou não após o domínio dessa modalidade de escrita.  “Não digo que as pessoas não possam escrever à mão com letra de forma, ou digitar, mas não pode ser subtraído dela a oportunidade de ser apresentada a esse tipo de escrita”, disse. A professora cita o avanço tecnológico como um fator de desenvolvimento, mas faz ressalvas. "A formação não pode ser bitolada pelo que está na moda, pelo que a gente acha que é eficiente”. Maria Helena disse acreditar que a letra cursiva não deverá desaparecer no país. “Nós temos um país grande, com núcleos completamente diferentes."

A professora Maria Margareth de Castro Pinto Osório, que hoje ocupa o cargo de vice-diretora na Escola Estadual Celmar Botelho Duarte, em Belo Horizonte, disse acreditar no desaparecimento da letra cursiva. A educadora lecionou em sala de aula por 24 anos na rede pública e disse estar prestes a se aposentar.
“No meu entender, a letra cursiva pode acabar, porque as pessoas só estão querendo teclar e, ao teclar, deixam de escrever. Hoje não se escreve mais, abrevia-se.’, avaliou. Ela disse achar importante o ensino da letra cursiva para que a criança desenvolva o gosto pela escrita e pela leitura. “Antigamente, a criança escrevia e tinha noção do que estava escrevendo. Uma redação tinha princípio, meio e fim. Hoje não tem mais isso. Escreve-se muito pouco. Acho que precisamos somar o novo com o antigo. Podemos usufruir da tecnologia sem desprezar a escrita manual”.


Fonte:
https://educacao.uol.com.br/noticias/2015/03/17/a-letra-cursiva-esta-com-os-dias-contados-especialistas-respondem.htm




 

Faça parte da família Colégio Renascer Sorocaba, a qualidade de ensino e valores éticos estão presentes em todos os níveis de ensino.