Notícia
Como falar com crianças e adolescentes sobre o uso de máscaras


A pandemia de Covid-19 perturbou a vida familiar em todo o mundo, causando estresse, ansiedade e tristeza. Compreensivelmente, as máscaras podem aumentar esses sentimentos para muitas crianças, especialmente em países onde não sejam habitualmente usadas. Para crianças menores em particular, o uso de máscara por adultos pode ser confuso e perturbador.

 

Se sua família nunca usou máscaras antes, é importante abordar isso de uma forma aberta e solidária com seus filhos e filhas. O uso de máscaras está desenvolvendo um hábito, portanto, lembretes contínuos e um comportamento consistente serão essenciais. Também é importante lembrar a seus filhos e filhas que uma máscara deve sempre ser combinada com outras precauções importantes (como distanciamento físico, lavagem frequente das mãos e etiqueta respiratória) para se proteger e proteger os outros.

Aqui estão algumas ideias para ajudar você a introduzir o uso de máscaras na sua família:

 


Seja honesto(a)

Use uma linguagem apropriada à idade e seja sensível ao nível de ansiedade de seus filhos e filhas. Reconheça que as máscaras não são muito divertidas para nenhum de nós. Mas explique como, usando máscaras, podemos ajudar a manter as pessoas ao nosso redor seguras, incluindo membros mais velhos e mais vulneráveis da sociedade. Usar uma máscara mostra que nos preocupamos uns com os outros.

Lembre seus filhos e filhas que há muitos especialistas trabalhando arduamente para parar a Covid-19, mas eles precisam da nossa ajuda e isso significa tomar todas as precauções.

E é importante para todos nós lembrarmos que usar uma máscara por si só não nos deixa seguros. Precisamos continuar lavando nossas mãos com frequência e mantendo distância de pessoas fora de casa.


Ouça e mostre empatia

Pergunte a seus filhos e filhas o que eles pensam e procure sinais de ansiedade, como uma mudança em sua linguagem corporal ou tom de voz. Responda às perguntas deles da melhor maneira possível. Não há problema em não saber todas as respostas – esta é uma situação nova para todos nós. Lembre-os que eles podem sempre entrar em contato com você com perguntas ou preocupações a qualquer momento. Verifique regularmente como eles estão se sentindo. Dependendo da idade, você pode perguntar o que estão ouvindo de amigos e amigas para iniciar a conversa e se certificar de que tenham informações confiáveis.


Seja coerente

Para ser eficaz, o uso de máscara deve se tornar automático, por isso, é essencial dar o exemplo, adotando o comportamento correto e enfatizando constantemente sua importância. Encontre maneiras de enfatizar a importância de se usar a máscara de maneira adequada e incentive os membros de sua família para que lembrem uns aos outros quando algo não estiver certo. As crianças e os adolescentes são rápidos em identificar inconsistências, portanto, esteja atento ao exemplo que você dá e incentive parentes e amigos a seguir as recomendações sobre o uso de máscaras também.

 

Fonte: https://www.unicef.org/brazil/covid-19-e-mascaras-dicas-para-familias?fbclid=IwAR313vapEkNqR2FP7vN6CLhgbK19fJX0_xOmot5Z4ApjnJclJNVU_5t6ZlI

Faça parte da família Colégio Renascer Sorocaba, a qualidade de ensino e valores éticos estão presentes em todos os níveis de ensino.