Notícia
Dicas para o Enem


Os Professores Mateus (Biologia) e Gustavo (Geografia) tiveram um bate papo no Instagram do Colégio Renascer sobre o Enem 2021, dando dicas, falando sobre como se portar nos dias que antecedem e nos domingos de prova.
Essa conversa foi estruturada em três momentos: informações básicas sobre o exame; o que fazer nesses últimos dias pré provas e, por fim, o que fazer no dia do Enem.
E para assistir a gravação da Live, acesso o link https://www.instagram.com/tv/CWELJTrpFUl/

Vamos deixar aqui também, todo o conteúdo que foi abordado durante a live. 
 
INFORMAÇÕES BÁSICAS
O ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) existe desde 1998 para avaliar os estudantes, ao terminarem a educação básica (Fundamental e Médio).
Após anos de aplicação, foi incorporado ao ENEM o mecanismo de ser uma porta à educação superior, podendo ser utilizado para ingresso em mais de 50 instituições, a partir do SISU (Sistema de Seleção Unificada) e ao ProUni (Programa Universidade para Todos). Além disso, o candidato pode tentar ingresso com o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil).
Pessoas que já concluíram o Ensino Médio (ou que estão concluindo) podem fazer o exame. Quem não concluiu, tem a opção de fazer como treineiro.
Em 2021, o Enem será aplicado nos dias 21 e 28 de novembro, sendo dividido em ciências humanas e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias, somando 180 questões objetivas. Além disso, os candidatos fazem uma redação, sendo esta um texto dissertativo-argumentativo.
 
O QUE FAZER NESSES ÚLTIMOS DIAS
Nesses últimos dias, o ideal é focar nos resumos e fichamentos feitos durante o ensino médio. Buscar temas recorrentes nas provas de cada matéria (fáceis de achar na internet) pode ser uma boa alternativa também.
Realizar provas anteriores pode fazer o candidato treinar o conteúdo de cada disciplina, perceber o “jeitão” da prova, além de simular um tempo de prova, que não é pouco.
O importante é focar nos assuntos que faltam rever, tirando dúvidas com os professores, caso necessário.
 
O QUE FAZER NO DIA DO ENEM
O dia do Enem deve ser tranquilo. Desta forma, uma boa noite de sono, e uma alimentação leve e que seu corpo não rejeita é o ideal.
Não se esquecer de conferir o documento com foto que levará para o dia (RG, Carteira de Habilitação, Passaporte, Carteira de Trabalho e Previdência Social, Carteira de Reservista ou Dispensa Militar (com foto).
Se possível, levar o Cartão de Inscrição do Enem, que foi disponibilizado a partir de outubro. O candidato consegue encontrar o local de prova, com prédio e sala, facilitando muito o ingresso para a prova.
O material permitido será caneta preta de material transparente, além de alimentos. Comidas cortadas, preparadas em casa poderão ser levadas, desde que sejam potes transparentes, assim como recipientes de água (garrafas, squeezes etc). Recomendam-se alimentos leves e que não derretam, nem estraguem no calor, por exemplo.
 
O Enem requer, além do conhecimento, paciência, preparação, tranquilidade e informação. Tudo isso para que não haja imprevistos durante a prova. Um ótimo Enem a todos(as)!

Faça parte da família Colégio Renascer Sorocaba, a qualidade de ensino e valores éticos estão presentes em todos os níveis de ensino.