Linguagem da internet

Por conta do tempo que as pessoas dedicam aos espaços virtuais, a linguagem da internet, também chamada de net speak, tem se mostrado um desafio para a educação. Como se trata de um ambiente informal, é comum que as pessoas usem muitas gírias, abreviações e até a linguagem por imagens — como os emojis, gifs e memes.

É válido destacar que essa linguagem faz parte do código de comunicação desses espaços, o que não é necessariamente algo ruim. Nesse sentido, uma escrita mais eficiente atende melhor a esses meios.

Porém, alguns educadores demonstram preocupação com a confusão que isso poderia gerar na escrita dos jovens. Para lidar com a nova característica, é importante compreender melhor os impactos que ela tem nos estudantes.

Neste post, apresentaremos algumas informações sobre a linguagem da internet e como evitar que ela atrapalhe o aprendizado escolar. Boa leitura!

A linguagem da internet atrapalha a aprendizagem?

Apesar de parecer um empecilho para a aprendizagem, a linguagem da internet não é tão prejudicial aos estudantes. Eles aprendem desde os primeiros anos escolares a ajustar a sua comunicação ao meio em que se encontram. Nesse caso, é um dialeto mais próximo da oralidade, que difere da norma culta.

Como nosso idioma é muito dinâmico, é possível que alguns termos que surgiram nesse contexto sejam incorporados à linguagem formal. Expressões como “avatar”, “deletar”, “bug” e “baixar” surgiram na internet e já podem ser encontradas em dicionários. Além disso, a tecnologia traz novas possibilidades de ensino e aprendizagem que podem ser benéficas.

Quais são os desafios enfrentados?

Ainda que não seja um grande problema, é possível que a exposição muito intensa a esse tipo de comunicação gere dificuldades em alguns conteúdos escolares. Isso porque podem surgir dificuldades em leituras de textos mais complexos e de concentração.

Da mesma forma, é possível que os estudantes apresentem desvios na escrita de algumas palavras ao entregarem atividades escolares. A atenção deve ser ainda maior com crianças que ainda estejam em período de alfabetização.

Como a escola pode lidar com essa nova característica?

Para evitar que essa novidade seja um problema para os estudantes, a escola pode adotar algumas estratégias. Assim, conhecer mais sobre esses meios digitais é uma boa maneira de entender como a comunicação acontece, o que ajuda a levar novos conhecimentos aos estudantes.

Além de aproveitar as vantagens que a tecnologia oferece para o compartilhamento das informações, é importante que os educadores abordem temas essenciais a esse respeito nas aulas.

Assuntos como segurança na internet, adequação da linguagem e notícias falsas estão relacionadas ao “internetês” e merecem ser debatidas. Da mesma forma, é ótimo que os educadores apresentem alternativas de leitura online, que ajudem os jovens a terem referências mais formais.

Em suma, a linguagem da internet é uma realidade da era digital. Ainda que apresente mudanças e desafios, essa nova forma de comunicação não precisa ser vista como um impasse para a educação. Os recursos digitais podem ter também benefícios significativos para a aprendizagem.

Fonte: https://escoladainteligencia.com.br/blog/linguagem-da-internet/
Créditos da Imagem: patricia-prudente-qESmLLXAmWs-unsplash