O Papel do Pai no Desenvolvimento da Criança

Ser pai é dar exemplo, é transmitir segurança, é estar ali na hora do choro. É muitas vezes ser duro sem ser rígido para ensinar que limites existem e que são necessários e estruturantes. É introduzir a lei, é mostrar através de exemplos o que é certo e o que é errado.
      A presença do pai possui grande impacto na vida dos filhos. O desempenho escolar, a vida social e o desenvolvimento cognitivo e emocional das crianças melhoram com o contato constante com o pai.
      Quanto mais forte a conexão entre os filhos e o pai, mais felizes eles serão. Essa conexão não se resume somente em conversar ou aos momentos de brincadeiras, mas de uma participação ativa no crescimento deles.
      Acompanhamento em suas consultas médicas, ajudar na lição ou na rotina de estudo em casa,comparecimento em apresentações da escola e eventos importantes, como formatura, aniversários e competições são situações que fortalecem o laço entre pai e filhos.
      Segundo a Associação Americana de Psicologia que publicou um artigo em 2010 que fala que as memórias de uma relação calorosa com o pai durante a infância estão diretamente relacionadas com capacidade para enfrentar o estresse do dia a dia. O pai desempenha um papel fundamental no desenvolvimento, na saúde mental dos seus filhos, e isso é visível na idade adulta.

Professora Michele Tais S. Ribeiro
Fundamental 1 - 3º ano