Projeto de Páscoa e Valores Cristãos no Dia a Dia Escolar

A Páscoa é uma tradição milenar e que faz parte do cristianismo. Contudo, essa tradição ultrapassa a esfera da religiosidade, pois une-se ao pensamento de renascimento e de uma nova chance reiniciar ou começar de novo. Por isso, dentro da área da educação, serve tanto para os educandos como para os educadores, que podem reavaliar e refletir sobre os caminhos que estão percorrendo.

Historicamente, tudo começa com o povo de Israel que se torna escravo por mais de quatrocentos anos no Egito. Assim, após esse longo sofrimento, Deus levanta um grande líder, Moisés, para salvar o seu povo. Então, fez-se necessário sacrificar um cordeiro e, com o sangue deste animal, as portas eram pintadas a fim de impedir que o destruidor entrasse nas casas. Com esse milagre e a travessia do Mar Vermelho, o povo foi capaz de sair do Egito e se livrar da escravidão.

Alguns séculos mais tarde, aparece Jesus Cristo. Ele dá um novo sentido à Páscoa, pois, agora, seria o Cordeiro de Deus, o qual derramaria o seu sangue sobre a Cruz, trazendo a libertação para o seu povo contra o pecado, utilizando o pão e o vinho como símbolos dessa liberdade.

No âmbito escolar, é possível utilizar a multidisciplinaridade, relacionando a cultura ocidental com a oriental e a formação do nosso povo dentro do Cristianismo. Dessa forma, aproveitam-se os ensinamentos que Jesus deixou, sobre como lidar com as diferenças, pois possuía doze discípulos com personalidades heterogêneas e, mesmo assim, guiou-os para transformar o mundo. Assim, podem ser comparados os professores com seus alunos e suas formas de orientação para fazer a diferença no mundo.

Ainda, quando falamos da ressurreição de Cristo, os alunos podem ser levados a refletir sobre o renascer, o começar de novo. Pode ser demonstrado que é possível reiniciar as nossas vidas, a ponto de melhorá-la, deixando os erros para trás e reiniciando para um novo projeto de vida. Cabe também ao professor reanalisar seus objetivos, como ser exemplo aos alunos, como conectar-se com seus pequenos discípulos, compreendendo as suas necessidades e ajudando cada um a superar seus limites ao tornar-se protagonista de sua própria história, e, quem sabe, tornar-se um grande líder do amanhã.

Jesus mostrou que é possível sair de uma tradição que não funciona para uma nova que é capaz de desenvolver no indivíduo uma nova visão de mundo, esquecendo-se das coisas antiquadas e centralizando-se em um objetivo de mudança e transformação. Com isso, entendemos que, muitas vezes, dentro da educação, precisa-se sair da tradição que já não funciona mais, iniciar algo novo que guie os alunos dentro de um objetivo claro e que seja capaz de fazer a diferença neles, dando capacidade de poderem sonhar com um mundo melhor. Um mundo onde o respeito, a igualdade, compaixão, solidariedade, humildade, valores éticos e morais sejam, de fato, uma verdade na vida de cada um. Por isso, na Páscoa, cada um pode renascer e transformar o mundo.

Professor Marcelo Mena
Ensino Fundamental II