Blog

O significado da Páscoa na escola: aprendendo sobre partilha e renovação

Autor: Colégio Renascer - 2025-10-03

Banner do Artigo

O significado da Páscoa na escola: aprendendo sobre partilha e renovação

Para escrevermos sobre algo tão profundo é importante nos apropriarmos da história e contá-la de forma veridica com fontes das informações.
Pensando sobre o tema Páscoa, me veio logo uma pergunta. O que é Páscoa?
Então, fui buscar as informações nos textos bíblicos que esclarecem os fatos ocorridos ao longo dos tempos, e trago um pequeno panorama do que é necessário sabermos sobre o tema.
Sabemos que a Páscoa é uma comemoração, celebração, uma festa, que ocorre todos os anos, entre os judeus e os cristãos. Esta festa anual, nos lembra do sacrifício e ressurreição de Jesus Cristo, sacrifício que pagou nossos pecados e ressurreição que venceu em nosso lugar, a morte (Jo. 18-19). Mas como a Páscoa se originou, como ela nasceu, com qual intuito, para que passou a ser realizada, e porque tem de ser comemorada?
A Páscoa tem origem na tradição do povo Hebreu, depois o povo Israelita, e então, povo judeu. Foi instituída por ordem de Deus, na noite em que Seu Espírito passou pelas casas do Egito, e consistiu na reunião das famílias para realizar uma refeição, com carne de cordeiro sacrificado e assado, pães assados sem fermento e ervas amargas, o sangue desse cordeiro sacrificado foi passado na parte superior das portas para identificar as casas dos Hebreus, das casas dos egípcios, enquanto O Espírito de Deus passava sobre essas casas (Ex. 12).
Essa ação, foi chamada por Deus de memorial (Ex. 12.14) da Páscoa Dele(Ex. 12.11), e ordenada a ser celebrada todos os anos. A primeira Páscoa comemorada como memorial em obediência a Deus, foi na noite da libertação do povo Hebreu que fora escravo no Egito, após concluírem a passagem pelo Mar Vermelho.
A palavra Páscoa – Pesah - passagem (na transliteração da língua hebraica para a língua portuguesa) aparece na Torá - Bíblia Hebraica ou no Pentateuco do Antigo Testamento, no capítulo 12, verso 11, do livro do Êxodo, e se repete 51 vezes (48 vezes no Antigo Testamento, e 03 vezes no Novo Testamento) e, seu significado original é, “passagem”, então, a Páscoa de Deus celebra a passagem do Espírito de Deus pelo Egito, e a passagem do povo Hebreu pelo Mar Vermelho na libertação da escravidão no Egito. Informação de quem gosta muito de história!!!!
Portanto, a razão de Deus instituir uma comemoração chamada Páscoa, teve o intuito do povo Hebreu celebrar as passagens que libertaram esse povo da escravidão no Egito como forma de agradecer a Deus, louvá-lo e adorá-lo pela graça recebida, e que deveria ser comemorada.
Hoje, milhares de anos após a instituição da Páscoa por Deus, os cristãos e judeus seguem a comemorá-la apesar de alguns contextos terem mudado, os cristãos celebram essa libertação através de “outro Cordeiro”, perfeito, sem mácula, puro, também sacrificado (Is. 53.07, Jr. 11.19a, Jo. 01.29 e 36), que com Seu sangue puro venceu a morte, esse Cordeiro é Jesus Cristo (Ap. 05.12).
Da mesma forma que Deus libertou Seu povo no Egito, também libertou Seu povo do pecado, e essa passagem da morte pelo pecado, para a vida, através do sacrifício de Jesus Cristo como Cordeiro de Deus (Jo. 01.29), é a razão pela qual devemos celebrar a Páscoa hoje, ou seja, a celebração da Páscoa é o memorial do que Jesus Cristo realizou por nós, através de Sua própria vida: entregou-se voluntariamente (Hb. 10) pelos nossos pecados, como Cordeiro sacrificado, e a todos os que n’Ele crerem, concedeu que alcancem vida eterna (Jo. 03.15-18).
Diante da história real, chegamos à escola, espaço onde tanto conhecimento é compartilhado. Lugar de trocas diárias, vivências e oportunidades.
Muitos valores são fortalecidos na escola, quantas partilhas...descobertas e aprendizado existe nesse ambiente!!!
Aqui, é tempo de Páscoa, uma oportunidade para refletirmos sobre o amor e a esperança. Partilharmos com amigos e lembrarmos do sacrifício de Jesus Cristo. Tirando todas as distrações do mundo moderno e cheio de recursos que confundem e distorcem a realidade.
É tempo de verdade, de renascimento e salvação, e tudo isso encontramos em Jesus!!! Nesse espaço de transformação, na “Escola”, somos convidados a caminharmos juntos, seguindo o mapa, o caminho, Jesus, e nesse trajeto construirmos a paz, relações de respeito, de perdão e de amizade. Podemos acessar a fonte da vida, Jesus, e com Ele vivermos um novo começo. Que possamos celebrar esta data com muita alegria, junto daqueles que amamos!!!

Este site usa cookies

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.